Dicas para uma boa entrevista de emprego

Oiee!
Bom, escolhi o tema, porque essa semana foi a semana das entrevistas para mim rs, então resolvi pegar algumas dicas e compartilhar com vocês, para quem está á procura de emprego fica a dica.
Eu fiz 4 entrevistas recentemente, a primeira já faz um mês mais ou menos, e as 3 últimas por essa semana . Hoje eu fiz a última meninas, e estou contratadaaaaaaa =) Começo na segunda feira (29/10/12)
Confiram algumas dicas fundamentais para se sair bem em uma entrevista!!!


RELAXE
Na noite anterior à entrevista, procure descansar e relaxar. Isto vai lhe proporcionar uma aparência mais saudável e a sua mente estará mais alerta.

CUIDE DA APARÊNCIA
Embora algumas empresas exijam um traje mais formal, em sua maioria basta vestir-se de forma discreta e com roupas impecavelmente limpas. Nada de chamar muito a atenção com roupas decotadas (no caso das mulheres), muito coloridas ou muito artificiais.
Se a empresa não exigir o uso de ternos, você até utilizar um jeans com uma camisa social, por exemplo.


ATENÇÃO A PONTUALIDADE
Atrasos são imperdoáveis. Se na entrevista, que é algo super importante para garantir a vaga você se atrasa, imagine como será depois de contratado. Portanto, pense em todas as possibilidades, trânsito, acidentes e passeatas, é melhor você ficar aguardando o entrevistador do que ter que se desculpar pelo atraso de algo que não estava prevendo.


SEJA EDUCADO
Mantenha o maior nível de ducação possível desde a hora em que sair de casa. Eu tive um amigo que estava indo para uma entrevista de emprego e pegou o metrô lotado, um lugar vagou e ele literalmente atropelou uma senhora só para conseguir sentar. Conclusão, quando foi chamado para a entrevista, adivinhem quem era a supervisora do RH? Exatamente, a senhora que ele atropelou.
Então, de um polimento em suas noções de cortesia e educação, nunca é demais.


SAIBA EXPRESSAR-SE
É importante ser claro ao expressar-se, procure não fazer uso de gírias. Não tente falar difícil, colocando pompa em suas palavras, isto costuma soar falso e compromete o restante da entrevista. Se você estiver bem preparado, basta responder com calma e segurança a todas as perguntas e até mesmo fazer perguntas sobre a vaga, demonstrando interesse.
Outra coisa que é fundamental, nunca faça piadinhas. Geralmente, quando a pessoa está tensa (e isso normalmente acontece numa entrevista), as piadinhas tendem a ser artificiais e muitas vezes podem passar a idéia de uma intimidade que não existe. Portanto, limite-se a ser simpático, mas sem exageros.
Um outro ponto é não falar demais, nada de se alongar nas respostas, de expor suas opiniões de forma muito empolgada, de ficar repetindo o que já falou. Busque ser claro e preciso em suas respostas. Algumas pessoas se empolgam e começam a se alongar demais, transformando a entrevista num verdadeiro discurso, esta é uma postura que raramente é vista com bons olhos. Se for preciso, treine algumas respostas, revise alguns temas e vá preparado.


O QUE FALAR E O QUE NÃO FALAR
Além de responder às perguntas e também de fazer questionamentos adequados, fique atento para não cometer erros como: falar mentiras, nunca minta, principalmente sobre as suas qualificações. Existe uma chance muito grande de você se confundir e acabar se colocando numa situação de vulnerabilidade. Isto não só o eliminará da vaga em questão, como de qualquer outra vaga que possa surgir nesta empresa.
Outro ponto a ser salientado é sobre as informações do seu emprego anterior. Não fale fale mal do seu chefe ou do seu emprego anterior, isto demonstra imaturidade da sua parte e é muito antiético. Mantenha uma postura bastante profissional, evite falar de situações embaraçosas que possam ter ocorrido e se for perguntado porque está buscando uma nova oportunidade diga que procura por novos desafios.


SAIBA OUVIR
Não é por acaso que temos dois ouvidos e apenas uma boca. Ouça com atenção o que o entrevistador tem a falar, demonstre que está ouvindo, mas evite cortá-lo no meio da sua fala. Como diz Rubem Alves em seu texto Escutatória  ‘Sendo dele, os pensamentos não são meus. São-me estranhos. Comida que é preciso digerir. Digerir leva tempo. É preciso tempo para entender o que o outro falou. Se falo logo a seguir são duas as possibilidades. Primeira: “Fiquei em silêncio só por delicadeza. Na verdade, não ouvi o que você falou. Enquanto você falava eu pensava nas coisas que eu iria falar quando você terminasse sua (tola) fala. Falo como se você não tivesse falado.” Segunda: “Ouvi o que você falou. Mas isso que você falou como novidade eu já pensei há muito tempo. É coisa velha para mim. Tanto que nem preciso pensar sobre o que você falou.” Em ambos os casos estou chamando o outro de tolo. O que é pior que uma bofetada. O longo silêncio quer dizer: “Estou ponderando cuidadosamente tudo aquilo que você falou.” E assim vai a reunião.’Lembre-se, não se trata de uma competição, é uma entrevista.


E aí meninas, gostaram das dicas?
Acho que tudo isso nós sabemos, não tem muito mistério.
Boa sorte!
Beijos

4 comentários:

  1. As dicas são ótimas. tenho feito algumas entrevistas recentemente e essas dicas são de ouro. Bjs

    http://comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jackelnie, que bom!
      E tomara que consiga embreve.
      Bjos

      Excluir
  2. Amei as dicas!
    Bj
    Line
    http://www.viciodemenina.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Aline, volte sempre que quiser.
      Beijos

      Excluir

Obrigada pela visita e pelo recadinho!
Volte sempre que quiser =)
Beijoss